terça-feira, 14 de agosto de 2012

Cidades Sustentáveis

Cidades sustentáveis é muito mais que um título bacana e moderno, é um conjunto de ações pessoais e de abrangência coletiva, onde o principal fator de compreensão é que "eu" sou o responsável pelas mudanças, e não o outro, e que juntos somos mais que separados. Seja pelo entendimento expontâneo ou forçado em razão do caos que as cidades brasileiras vivem, mudar é preciso, necessário e obrigatório. O texto a seguir, retirado do site globo.com, traz interessantes abordagens a respeito deste tema. Abçs, Fernando Baumann.


Programa “Cidades Sustentáveis” busca sensibilizar eleitores em 2012

(Site globo.com – acesso em 05/08/12)

Aproveitando as eleições municipais de 2012, o Programa Cidades Sustentáveis busca sensibilizar os eleitores a usarem como critério de voto a sustentabilidade. A ação, promovida pela Rede Nossa São Paulo, em parceria com o Instituto Ethos e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, é feita por meio de campanhas para a adoção da Plataforma Cidades Sustentáveis e da Carta Compromisso pelos candidatos, bem como pela divulgação voluntária do programa por diversos veículos e usuários de mídias digitais.
A Carta Compromisso tem o objetivo de mostrar, por meio de um selo de participação do Programa Cidades Sustentáveis, quais são os pré-candidatos a cargos municipais – vereadores e prefeitos – em todo o Brasil que estão engajados com a questão do desenvolvimento sustentável. Uma vez eleitos, eles deverão estar dispostos a incorporar medidas sustentáveis às políticas públicas da cidade e promover a participação social. Os eleitos devem também prestar contas das ações desenvolvidas, bem como dos avanços alcançados por meio de relatórios.
Já a Plataforma Cidades Sustentáveis, outra ferramenta de atuação do programa, é uma agenda para a sustentabilidade das cidades e abrange diferentes áreas da gestão publica. A plataforma apresenta casos de boas práticas e soluções inovadoras que tiveram resultados positivos em diferentes cidades do mundo, divididas em 12 eixos temáticos: Melhor Mobilidade, Menos Tráfego; Consumo Responsável e Opções de Estilo de Vida; Economia Local, Dinâmica e Sustentável; Educação Para a Sustentabilidade; Cultura e Sustentabilidade; Planejamento e Desenho Urbano; Gestão Local para a Sustentabilidade; Equidade, Justiça Social e Cultura de Paz; Bens Naturais Comuns; Governança; Do Local para o Global; e Ação Local para a Saúde. A plataforma também incorpora de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural.
A elaboração do banco de dados da plataforma, bem como os indicadores de sustentabilidade urbana, começou em 2009. A Rede Nossa São Paulo realizou uma extensa pesquisa da qual foram coletadas informações de práticas que já produziram resultados concretos e positivos.
Um exemplo de boas práticas é o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), incluído no eixo “Ação Local para a Saúde” e realizado na cidade de São Paulo. Com início em fevereiro de 2007, o programa faz parte da Estratégia Saúde da Família (ESF), com o objetivo de construir uma agenda de ações integradas com enfoque no desenvolvimento de políticas de saúde ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário